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um relato de nossas atividades ...
Em 16 de outubro de 2020,
Novamente em reunião com a
Preceptora Lilian Fernandes, discutimos sobre os materiais do Plano de Estudos
Tutorado (PETs), fornecidos como tentativa de viabilizar a continuidade dos
estudos dos alunos da rede pública nesse período de Pandemia.
Registro da segunda reunião do grupo de residentes da Escola Estadual Governador Milton Campos com a preceptora Lilian.
Analisamos criticamente os PETs,
desde a elaboração até a distribuição dos materiais para o ensino remoto. Assim
como, fizemos observações acerca dos conteúdos apresentados, pontuando algumas
falhas recorrentes e discutindo ideias gerais sobre as “reações” de professores
e alunos diante dos recursos fornecidos.
Abaixo, seguem algumas fotos exemplificando os trabalhos elaborados pelos subgrupos da turma que compõe os residentes da Escola Governador Milton Campos. Vale ressaltar que os materiais analisados correspondem aos PETs do primeiro ano do ensino médio do turno diurno, dos quais avaliamos os volumes 1, 2 e 3.
O primeiro grupo da Bianca e da Juliana, ficou responsável por avaliar o PET volume 1. Elas iniciaram muito bem a apresentação dando um panorama geral de como estava a situação das escolas da rede pública de Minas Gerais antes do distanciamento social, onde muitos professores estavam em greve (Fig. 1). Trouxeram também opiniões e desabafos dos professores sobre o ensino a distância, sendo que alguns estavam até sem receber salário (Fig. 2 e Fig. 3). Elas mostraram também alguns “recortes” do PET que mostravam erro de digitação (Fig. 4), atividades que não condizem com o conhecimento do aluno ou com conceitos que não foram abordados no PET (Fig. 5).
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Figura 1. Reportagem que atualiza a situação das escolas antes da Pandemia. |
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Figura 2. Reportagem sobre os professores sem salário e dando aulas à distância. |
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Figura 4. Erro de digitação no PET volume 1. |
O segundo
grupo, da Gabrielle e do João Paulo, também fez um detalhamento muito bom das
perspectivas acerca do PET (volume 2). Os dois não se limitaram apenas em fazer
críticas, mas também colocaram o posicionamento sobre os aspectos positivos
desses materiais, além de trazer algumas sugestões (Fig. 6 e Fig. 7).
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Figura 6. Algumas críticas e elogios do grupo 2 sobre o PET. |
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Figura
7. Críticas seguidas de sugestões
elaboradas pelo grupo 2. |
Já o grupo 3, Natália, Mayra e
Pedro, responsável por abordar sobre o volume 3 dos PETs em questão,
desenvolveu análises críticas não só em cima dos conteúdos, de como afeta
alunos e professores, como bem abordado pelos outros grupos, mas também
conseguiu elaborar um material comparativo entre os PET e dois livros didáticos
correspondentes ao mesmo período de estudo. Como segue abaixo na Tabela 1, os
materiais apresentam uma discrepância em organização e na clareza das
habilidades requeridas.
Tabela 1: Estudo comparativo dos conteúdos
apresentados entre o PET e dois livros didáticos direcionados para mesmo
período de alunos.
Além disso, este grupo também
apresentou algumas reportagens sobre os PETs no geral. Vocês podem ter acesso a
essas reportagens pelos links abaixo:
- “Secretária defende programa de ensino a distância do governo de Minas” <https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2020/06/10/interna_gerais,1155535/secretaria-defende-programa-de-ensino-a-distancia-do-governo-de-minas.shtml >
- “Apostila de ensino remoto de Minas diz que Shakespeare nasceu em 1954” < https://www.otempo.com.br/cidades/apostila-de-ensino-remoto-de-minas-diz-que-shakespeare-nasceu-em-1954-1.2347019 >
- “Professores apontam problemas ortográficos, plágios e conteúdos errados no material didático oferecido pelo governo de MG” < https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2020/06/08/professores-apontam-problemas-ortograficos-plagios-e-conteudos-errados-no-material-didatico-oferecido-pelo-governo-de-mg.ghtml >
- “Exclusão,
plágio, alunos e professores desamparados: Entenda o caos na educação em Minas”
< https://bhaz.com.br/2020/06/08/caos-na-educacao-minas/#gref
>
Muito bom, pessoal! :)
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