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quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Escola Estadual Governador Milton Campos

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Em 16 de outubro de 2020,

Novamente em reunião com a Preceptora Lilian Fernandes, discutimos sobre os materiais do Plano de Estudos Tutorado (PETs), fornecidos como tentativa de viabilizar a continuidade dos estudos dos alunos da rede pública nesse período de Pandemia. 


Registro da segunda reunião do grupo de residentes da Escola Estadual Governador Milton  Campos com a preceptora Lilian.


Analisamos criticamente os PETs, desde a elaboração até a distribuição dos materiais para o ensino remoto. Assim como, fizemos observações acerca dos conteúdos apresentados, pontuando algumas falhas recorrentes e discutindo ideias gerais sobre as “reações” de professores e alunos diante dos recursos fornecidos.

Abaixo, seguem algumas fotos exemplificando os trabalhos elaborados pelos subgrupos da turma que compõe os residentes da Escola Governador Milton Campos. Vale ressaltar que os materiais analisados correspondem aos PETs do primeiro ano do ensino médio do turno diurno, dos quais avaliamos os volumes 1, 2 e 3.



 O primeiro grupo da Bianca e da Juliana, ficou responsável por avaliar o PET volume 1. Elas iniciaram muito bem a apresentação dando um panorama geral de como estava a situação das escolas da rede pública de Minas Gerais antes do distanciamento social, onde muitos professores estavam em greve (Fig. 1). Trouxeram também opiniões e desabafos dos professores sobre o ensino a distância, sendo que alguns estavam até sem receber salário (Fig. 2 e Fig. 3).  Elas mostraram também alguns “recortes” do PET que mostravam erro de digitação (Fig. 4), atividades que não condizem com o conhecimento do aluno ou com conceitos que não foram abordados no PET (Fig. 5).


Figura 1. Reportagem que atualiza a situação das escolas antes da Pandemia.

Figura 2. Reportagem sobre os professores sem salário e dando aulas à distância.

Figura 3. Desabafo se uma professora nas redes sociais.

Figura 4. Erro de digitação no PET volume 1.

Figura 5. Exemplificação de considerações sobre os conteúdos dos PETs.


    O segundo grupo, da Gabrielle e do João Paulo, também fez um detalhamento muito bom das perspectivas acerca do PET (volume 2). Os dois não se limitaram apenas em fazer críticas, mas também colocaram o posicionamento sobre os aspectos positivos desses materiais, além de trazer algumas sugestões (Fig. 6 e Fig. 7).


Figura 6.  Algumas críticas e elogios do grupo 2 sobre o PET.

Figura 7. Críticas seguidas de sugestões elaboradas pelo grupo 2.


Já o grupo 3, Natália, Mayra e Pedro, responsável por abordar sobre o volume 3 dos PETs em questão, desenvolveu análises críticas não só em cima dos conteúdos, de como afeta alunos e professores, como bem abordado pelos outros grupos, mas também conseguiu elaborar um material comparativo entre os PET e dois livros didáticos correspondentes ao mesmo período de estudo. Como segue abaixo na Tabela 1, os materiais apresentam uma discrepância em organização e na clareza das habilidades requeridas.

 

Tabela 1: Estudo comparativo dos conteúdos apresentados entre o PET e dois livros didáticos direcionados para mesmo período de alunos.



Além disso, este grupo também apresentou algumas reportagens sobre os PETs no geral. Vocês podem ter acesso a essas reportagens pelos links abaixo:



Texto por Natália Rocha, Mayra Resende e Pedro Ramos.
Imagens fornecidas pelos residentes da Escola Estadual Governador Milton Campos.

 


 




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