Caríssimos e Caríssimas que nos acompanham sempre, esperamos que estejam todos bem.
Nossa postagem de hoje é referente a semana de 24 até 31 de maio desse ano da graça de 2021, que apesar de ser um ano difícil, tem nos ensinado muito, sobretudo no processo de educação, com a utilização do ensino remoto. Na nossa reunião semanal de segunda feira, tivemos a presença do Professor Wallace Cabral, coordenador do nosso programa de residência pedagógica. A abertura a reunião foi direcionada a divisão das aulas da escola, delimitação melhor dos temas, e como deveriam ser abordados com os alunos, se de maneira síncrona ou assíncrona (gravada). Depois de resolvidos os detalhes das aulas vindouras, o professor Wallace nos deu um retorno acerca das aulas que havia assistido dos residentes, mais especificamente, Biana Belo, Juliana Cipriano e João Paulo Resende.
Todas as dicas que nos deu foram excelentes para que pudéssemos melhorar nossa didática e também aprofundarmos nosso relacionamento com os estudantes. O professor nos lembrou do triângulo de Johnstone, que nos orienta para os níveis de representação do conhecimento para a química, e como é importante que tentemos aborda-lo de maneira mais ampla, buscando relacionar esses níveis de representação em nossas aulas: macroscópico (fenomenológico), microscópico (molecular) e simbólico (representacional)
Além disso, o professor nos sugeriu que indagássemos mais os alunos ao longo de toda a aula, antes mesmo das explicações e que evitássemos fazer isso somente ao final, incentivando um maior nível de interação entre professor e aluno (tão escasso com a falta do ensino presencial). Um outro ponto importante da reunião foi quando o professor Wallace nos disse que havia notado um erro em um dos exercícios de um residente, e que isso era algo absolutamente normal, passível de ocorrer com todos. Entretanto, que enquanto professores e futuros professores precisamos reconhecer nossos erros quando nos dermos conta deles, informando aos nosso alunos, para a relação de confiabilidade sempre seja preservada.
Por fim, também nos sugeriu que fizéssemos, sempre que possível revisões, aproveitando as aulas dos colegas, de modo a obter uma conectividade e coesão muito saudável para o aprendizado dos alunos.
Antes do encerramento da reunião, falamos um pouco dos próximos passos, e de outras aulas que seriam avaliadas, no melhor sentido da palavra (com críticas construtivas). Foi-nos apresentado também um texto para leitura e discussão em momento oportuno. O texto falava acerca da atividade discursiva nas salas de aula de ciências. Um texto consagrado de Eduardo Mortimer e Phil Scott. Finalizamos a reunião com nossa foto tradicional.
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