Páginas

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Regência para os alunos do 1º ano EM - Escola Estadual João dos Santos - 22/09/2021

 Fala pessoal, espero que todos estejam bem. Hoje estarei relatando sobre a minha experiência com uma turma do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual João dos Santos.

No dia 16/09/2021 tive a oportunidade de ministrar o conteúdo de propriedades periódicas da tabela para os alunos do 1º ano em uma aula síncrona no horário das 10:40. Como estamos trabalhando em duplas, o início da aula ficou sobre responsabilidade da residente Lilian que trabalhou a temática de modelos atômicos de forma bem resumida apenas a critério de recordação do conteúdo e trouxe em seus slides imagens e um mapa mental para servir de material de apoio após a aula. 

Seguindo para minha parte, que seria sobre propriedades periódicas, tentei explorar a semântica do termo "periodicidade" que para nós é uma coisa tão simples de entender mas as vezes não fica tão claro para os alunos. Essa foi uma ideia muito interessante apresentada pelo residente Rodrigo em uma das reuniões de socialização que achei muito importante de se abordar. Dessa forma fui trabalhando aos poucos com sequências de bolinhas coloridas enumeradas em ordem crescente em intervalos de 5 cores diferentes questionando o que eles entendiam daquela sequência e quais as cores de algumas bolinhas que viriam depois, mostrando que era possível prever o que aconteceria depois da última informação conhecida. Em seguida distribuí em forma de tabela, introduzindo a ideia de famílias e períodos sempre questionando sobre os intervalos e quais números estariam na mesma família e no mesmo período. E a partir de então, mostrei que isso se tratava de uma tabela periódica. O objetivo desse momento era introduzir o termo "periodicidade" de uma forma não convencional, partindo da interação com os estudantes. 

Após introduzir o assunto partimos para a tabela periódica dos elementos, onde apresentei algumas informações importantes e então apresentei o conceito de propriedades periódicas. Primeiro explicando do que elas dependem e como elas se repetem de forma periódica em função das famílias e períodos. Para a primeira aula foquei no raio atômico, pois é uma propriedade que trás muitas informações sobre as outras e entendendo bem essa é possível deduzir o que acontece em outras propriedades como eletronegatividade, que também foi abordada nessa aula. A fim de possibilitar uma melhor visualização das camadas e como o raio atômico aumenta no decorrer da tabela, a tabela da plataforma educalabs foi utilizada.





Após explicar de forma detalhada o raio atômico, introduzi o conceito de eletronegatividade e fui utilizando a plataforma educalabs para ilustrar como o raio atômico influencia nessa propriedade. Apesar de uma quantidade boa de alunos presentes, desde o início da aula a interação foi muito baixa. Mesmo utilizando da tática do silêncio e esperar o máximo de tempo para alguém responder, os alunos não interagiam. Desta forma, o conteúdo acabou sendo passado de maneira mais convencional já que dependíamos das dúvidas dos alunos para saber se prosseguíamos ou não com o conteúdo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário