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terça-feira, 8 de dezembro de 2020

 

Reunião entre preceptora Fátima Ferreira da E.E Padre Lopes e os residentes - 04/12/2020

    Boa tarde, queridos colegas, esperamos que todos estejam muito bem. Enfim chegamos ao último mês do ano e o tão esperado fim de 2020 está próximo. Neste mês de dezembro nós, Guilherme Boa Morte e Lilian Cardoso, seremos os responsáveis por alimentar o blog com as principais pautas e discussões realizadas nas reuniões do grupo da Escola Estadual Padre Lopes.

            Nosso grupo cada dia mais bonito e mais animado.

    Então vamos lá, nossa primeira reunião do mês aconteceu no dia 04/12 e teve como pautas principais os seguintes assuntos:

      ·      Proposta de elaboração de questões autorais sobre os PETs;

            ·      Análise do volume 6 dos PETs;

    Ao início da reunião a preceptora Fátima comentou sobre os próximos encontros, deixando agendado para o dia 18/12 a preparação das três questões autorais que os grupos terão de elaborar para cada PET. Comentou também sobre o PET avaliativo que haverá em janeiro, mas ainda sem saber direito como irá funcionar. Em seguida, como já estava sendo feito nas reuniões passadas, chegou o momento dos grupos apresentarem suas análises do sexto PET.

    Nessa reunião o primeiro grupo a apresentar foi o do segundo ano que percebeu uma grande evolução em relação aos PETs anteriores, apesar de ainda aparecerem vários pontos que podem ser melhorados, como na escolha dos vídeos propostos e uma padronização maior de um PET para o outro. Pode-se perceber que houve uma falta de planejamento inicial e que agora estão conseguindo trazer o conteúdo de uma forma mais clara e com mais detalhes. Alguns pontos que tiveram uma boa melhora e devem ser ressaltados são: Desta vez houve uma continuidade do PET anterior para esse, algumas novidades nos exercícios com o trabalho da interdisciplinaridade, além de abordar os conteúdos de uma melhor forma do que era feito anteriormente. Para o plano de aula, foi proposta uma aula introdutória baseada na experimentação para que os alunos observem e discutam entre si aspectos relacionados ao equilíbrio químico.

    O grupo 3 foi o que apresentou em seguida e, assim como analisado pelo grupo 2, percebeu-se uma grande melhora em relação aos outros PETs. Foram apontados os seguintes pontos positivos e negativos:

   ·     Positivos: Conceitos mais esquematizados, contextualização histórica, relações com cotidiano e a maior novidade observada foi que ao final do capítulo eles colocaram um resumo do conteúdo estudado.

   ·  Negativos: a falta de padronização, como já vem sendo falado desde o início, pouca exemplificação, como de costume apenas questões de ENEM, e, no meio do PET, foram colocados alguns textos que estavam fora de contexto.

    Dessa forma, devido à grande evolução a falta de padronização é o que mais incomoda e é apresentada como a parte que mais precisa ser melhorada.

    Como proposta de plano de aula o grupo pensou em uma aula introdutória sobre reações orgânicas, seguida de uma segunda aula focada no tema de reações e química verde. Nessa segunda, discussões sobre o tema serão propostas depois dos alunos serem divididos em grupos para lerem um texto e discutirem entre si a fim de responderem algumas perguntas.

     Para finalizar a reunião, o grupo 1 apresentou sua análise do PET 6 do segundo ano. Diferente dos outros anos que a evolução foi bem perceptível, os pontos que seriam fortes deixaram a desejar já que a proposta foi diferente dos anteriores com poucas exemplificações e insuficiente elaboração dos conteúdos. Com poucas imagens, sem mapas conceituais e sequer indicações de vídeos para auxiliar os alunos, não houve uma evolução significativa.

    Como proposta de plano de aula, o grupo trouxe a ideia de mostrar exemplos do dia a dia do aluno para melhor visualização do conteúdo utilizando também analogias para tentar instigar os alunos a pensar mais sobre o conteúdo.

    Ao final das apresentações, em discussão com a preceptora chegou-se à conclusão que é necessário trazer questões que façam os alunos pensarem mais, não apenas reproduzir os exemplos mostrados. Além disso, ficou claro que o PET do terceiro ano estava mais elaborado sendo perceptível uma grande discrepância entre a qualidade do plano de cada ano. Mesmo com toda a evolução, a preparação dos PETs ainda está longe do ideal.

Assim encerramos nossa postagem, uma ótima semana a todos e até a próxima.

Residentes Guilherme Boa Morte e Lilian Cardoso.

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