Páginas

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

 

Reunião entre preceptora Fátima Ferreira da E.E Padre Lopes e os residentes - 11/12/2020


Bom dia colegas, hoje vamos falar sobre a segunda reunião de dezembro realizada dia 11/12/2020. A reunião foi iniciada com recapitulação sobre os registros dos horários nos relatórios e fomos alertados sobre a atenção necessárias nas entregas dos seminários e planos de aula que devem ser feitas através da postagem no google classroom.


A reunião teve foco principal a análise do PET 7.  A preceptora Fátima também comentou sobre o PET final que os alunos deverão entregar até o dia 14/01 e será composto por apenas 6 questões, além de uma auto avaliação, considerando-o muito pequeno, simples e resumido, na sua opinião.

As análises começaram pelo 2° ano, onde o grupo concluiu que o PET 7, deixou a desejar na questão dos vídeos, pois não foi deixado nenhum link disponível durante todo o corpo do PET para auxiliar os alunos na aprendizagem. Porém no restante houve uma melhora significativa na abordagem do conteúdo, com apresentação de vários esquemas completos e de questões tratadas de maneira totalmente diferente, tendo exercícios dissertativos, questões abertas, questões investigativas, fugindo totalmente das questões de múltipla escolha presente nos PETS anteriores.

O plano de aula do 2° ano focou na realização de uma atividade prática que será realizada em grupo. Os alunos serão estimulados a fazer uma pesquisa, sobre o assunto a ser estudado, a partir da pesquisa serão realizados testes para constatação do conteúdo ensinado.

O segundo a ser analisado foi o PET do 3º ano que, assim como o do segundo ano, apresentou grande melhora e o grupo percebeu mais pontos positivos do que negativos, diferente do que vinha acontecendo. Tiveram textos conexos com a temática e abordagem contextualizada do conteúdo, com links para auxiliar os alunos. Ele foi o PET mais elaborado até o momento com melhores conexões entre os textos e o conteúdo estudado, mesmo tendo grande dificuldade na aplicação.

A proposta de plano de aula do 3° focou primeiramente em uma aula teórica que seria iniciada perguntando aos alunos sobre o que sabem sobre o assunto visando entender o conhecimento prévio deles. Haveria uma segunda aula que seria baseada na experimentação, bem simples de se fazer em casa onde o aluno deveria observar e anotar o que acontece com dois pregos colocados em soluções diferentes.

A última análise a ser apresentada foi a do 1º ano, onde o grupo concluiu que houve uma melhor abordagem do conteúdo e indicações de vídeo, que não estavam presentes no PET anterior. Um ponto positivo foi presença de uma nomenclatura bem esquematizada, apesar de poucas imagens, isto é compreensível devido ao tema que foi abordado de uma boa forma. Segundo o grupo o PET atingiu bem os objetivos, apesar das questões da última semana terem sido repetitivas.

Proposta de plano de aula do 1 ° iniciaria com uma aula mais dialogada, com o auxilio do slide, como revisão de conteúdo. Teria uma segunda aula, com um jogo de perguntas e respostas em grupo, com cartões de dicas em que se vai ganhando pontos de acordo com os acertos e a utilização de dicas.

Para nossa preceptora Fatima, os PETS 7 estavam bem organizada e com uma esquematização melhor dos conteúdos, mesmo havendo um ponto negativo, ficando um pouco incompleto, pois no começo teve muito pouco conteúdo, para ela isso poderia ter sido melhor dividido.

Finalização da reunião conversando sobre as questões que serão preparadas pelos residentes, para posteriormente poderem ser utilizados como revisão aos alunos da Escola Padre Lopes, auxiliando os alunos na resolução do PET final.    

Assim encerramos nossa postagem de hoje, e desejamos a todos uma ótima semana e até a próxima.

Residentes Guilherme Boa Morte e Lilian Cardoso da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário