Reunião entre preceptora Fátima Ferreira da E.E Padre Lopes e os residentes - 11/12/2020
Bom dia colegas, hoje vamos falar sobre a segunda reunião de dezembro realizada dia 11/12/2020. A reunião foi iniciada com recapitulação sobre os registros dos horários nos relatórios e fomos alertados sobre a atenção necessárias nas entregas dos seminários e planos de aula que devem ser feitas através da postagem no google classroom.
A reunião teve foco principal a
análise do PET 7. A preceptora Fátima também
comentou sobre o PET final que os alunos deverão entregar até o dia 14/01 e será
composto por apenas 6 questões, além de uma auto avaliação, considerando-o muito
pequeno, simples e resumido, na sua opinião.
As análises começaram pelo 2°
ano, onde o grupo concluiu que o PET 7, deixou a desejar na questão dos vídeos,
pois não foi deixado nenhum link disponível durante todo o corpo do PET para
auxiliar os alunos na aprendizagem. Porém no restante houve uma melhora
significativa na abordagem do conteúdo, com apresentação de vários esquemas
completos e de questões tratadas de maneira totalmente diferente, tendo exercícios
dissertativos, questões abertas, questões investigativas, fugindo totalmente das
questões de múltipla escolha presente nos PETS anteriores.
O plano de aula do 2° ano
focou na realização de uma atividade
prática que será realizada em grupo. Os alunos serão estimulados a fazer uma
pesquisa, sobre o assunto a ser estudado, a partir da pesquisa serão realizados
testes para constatação do conteúdo ensinado.
O segundo a ser analisado foi
o PET do 3º ano que, assim como o do segundo ano, apresentou grande melhora e o
grupo percebeu mais pontos positivos do que negativos, diferente do que vinha
acontecendo. Tiveram textos conexos com a temática e abordagem contextualizada
do conteúdo, com links para auxiliar os alunos. Ele foi o PET mais elaborado
até o momento com melhores conexões entre os textos e o conteúdo estudado,
mesmo tendo grande dificuldade na aplicação.
A proposta de plano de aula do
3° focou primeiramente em uma aula teórica que seria iniciada perguntando aos
alunos sobre o que sabem sobre o assunto visando entender o conhecimento prévio
deles. Haveria uma segunda aula que seria baseada na experimentação, bem
simples de se fazer em casa onde o aluno deveria observar e anotar o que
acontece com dois pregos colocados em soluções diferentes.
A última análise a ser
apresentada foi a do 1º ano, onde o grupo concluiu que houve uma melhor
abordagem do conteúdo e indicações de vídeo, que não estavam presentes no PET
anterior. Um ponto positivo foi presença de uma nomenclatura bem esquematizada,
apesar de poucas imagens, isto é compreensível devido ao tema que foi abordado
de uma boa forma. Segundo o grupo o PET atingiu bem os objetivos, apesar das
questões da última semana terem sido repetitivas.
Proposta de plano de aula do 1
° iniciaria com uma aula mais dialogada, com o auxilio do slide, como revisão
de conteúdo. Teria uma segunda aula, com um jogo de perguntas e respostas em
grupo, com cartões de dicas em que se vai ganhando pontos de acordo com os
acertos e a utilização de dicas.
Para nossa preceptora Fatima,
os PETS 7 estavam bem organizada e com uma esquematização melhor dos conteúdos,
mesmo havendo um ponto negativo, ficando um pouco incompleto, pois no começo
teve muito pouco conteúdo, para ela isso poderia ter sido melhor dividido.
Finalização da reunião
conversando sobre as questões que serão preparadas pelos residentes, para
posteriormente poderem ser utilizados como revisão aos alunos da Escola Padre
Lopes, auxiliando os alunos na resolução do PET final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário