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domingo, 10 de janeiro de 2021

Reunião de Socialização Entre as Escolas - 08/01/2021

 

Olá, pessoal!

A última sexta-feira do mês passado, onde normalmente temos nossa reunião de socialização, fez parte de nosso período de descanso pela proximidade dos feriados de fim de ano. Para compensar a falta da socialização, tivemos uma reunião geral no dia 8 de Janeiro de 2021, sendo que esta não substituirá a reunião de socialização que ocorrerá no final deste mês.


A reunião mediada pelo Prof. Wallace teve como principal tópico de discussão os critérios a serem considerados na elaboração de itens (questões), foi proposto também que os residentes refizessem seus itens preparados anteriormente com base no que foi aprendido nesta reunião. Antes de iniciar a discussão, porém, o professor abordou com os residentes assuntos acerca da entrega dos relatórios, ressaltando a importância de enviar os arquivos no formato PDF e lembrar de alterar tanto o mês de referência quanto o ano no cabeçalho, já que estamos acabando de iniciar um novo ano.

Antes desta reunião, que como dito anteriormente buscou apresentar e explicar os elementos que compõem um item, foi pedido aos residentes no grupo do WhatsApp que pensassem em duas reflexões acerca das questões elaboradas, sendo elas:

    - Como elaborei minha questão?

    - Que critérios foram utilizados?

Após finalizar os avisos sobre a entrega dos relatórios mensais, o professor pediu para que os alunos, escola por escola, falassem então sobre suas respostas para estas duas questões, dando início às discussões sobre o tema principal da reunião.

Como resposta à primeira pergunta, os residentes citaram majoritariamente fontes como exercícios elaborados pessoalmente mas baseados em livros didáticos na internet e principalmente no que foi citado nos PETs, sendo que esta última fonte limitou a elaboração segundo alguns dos residentes.

Em relação aos critérios utilizados, alguns dos residentes que relataram suas experiências citaram que buscaram por formas de utilizar contextualização, o que levou o professor a propor que os residentes pensassem no que é considerado contextualização e se há diferentes formas de contextualizar, o que foi explicado posteriormente na reunião. Uma residente relatou a grande necessidade de criatividade para a elaboração de questões contextualizadas, uma vez que já estamos acostumados a observar questões prontas. Foram relatados diferentes exemplos de contextualização utilizados nos itens elaborados, sendo eles sobre os temas de propriedades coligativas e a diferença entre fenômenos físicos e químicos.

Alguns dos residentes relataram dificuldades relacionadas ao tempo disponibilizado para elaborar as questões, o que fez com que não pudessem se dedicar totalmente. Um residente relatou estar insatisfeito com as questões que elaborou por este motivo, enquanto outra relatou que será possível dedicar mais à elaboração agora que a proposta está mais clara.

Após anotar os principais tópicos citados pelos residentes sobre seu processo de elaboração dos itens, o professor apresentou brevemente a Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Fundação CAEd), cujo objetivo principal é oferecer apoio especializado à elaboração de elementos de avaliação em larga escala. O professor introduziu então os principais elementos de um item, sendo eles o enunciado, suporte, comando e alternativas (distratores e gabarito), como mostrado no esquema a seguir, disponibilizado no slide 5 da apresentação da presente reunião:


Após apresentar a definição de cada um dos elementos de um item/questão, foram mostrados aos residentes parâmetros para elaborar questões com enunciados claros e alternativas livres de ambiguidades. Apresentados tais parâmetros, o professor disponibilizou listas de critérios para análise tanto do enunciado tanto das alternativas de itens preparados, mostradas a seguir:


Além dos critérios gerais para a elaboração de questões, faz-se necessário também avaliar o conteúdo a ser abordado. No caso do estudo da química é necessário que, quando possível, um tópico inclua todos os três conhecimentos específicos da química: O macroscópico, sendo focado na fenomenologia dos eventos observáveis, o microscópico, usado para entender fenômenos a níveis não diretamente observáveis por meio de conceitos teóricos e o simbólico, que faz o uso de representações abstratas a fim de facilitar a relação entre teoria e fenômeno.


Foram também citadas as três possíveis formas de contextualização, sendo elas:

·         Exemplificação/Ilustração – A situação dada pode ser retirada do enunciado, pois ela não influencia na resposta.

·         Situação hipotética – A situação dada não pode ser retirada do enunciado, pois para que o estudante avaliado consiga responde-la é preciso compreender o que foi colocado. Entretanto, a situação pode não ser real, e sim, fictícia.

·         Contextualização – A situação dada não pode ser retirada do enunciado, pois para que o estudante avaliado consiga responde-la é preciso compreender o que foi colocado. Essa situação é real, podendo ser já vivenciada pelo estudante avaliado.

Por fim, foi apresentada aos residentes a taxonomia de Bloom revisitada; uma tabela utilizada a fim de categorizar níveis de processos cognitivos e seus verbos associados, como mostrado a seguir:

O tópico principal da reunião foi então concluído com a proposição de três questões para que os residentes pudessem questionar seus itens a serem elaborados, sendo elas:

·         Em qual nível cognitivo ele se enquadra?

·         Como aparece a contextualização no seu item?

·         Ele atende quais níveis do conhecimento químico?

A partir do que foi abordado nesta reunião é proposto então que os residentes repensem futuramente seus itens previamente elaborados e os analisem no processo, levando em consideração as três questões acima e as descrições de cada um dos elementos de um item segundo a classificação apresentada.

Uma ótima semana a todos!

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