Olá, pessoal!
A última sexta-feira do mês passado, onde
normalmente temos nossa reunião de socialização, fez parte de nosso período de
descanso pela proximidade dos feriados de fim de ano. Para compensar a falta da
socialização, tivemos uma reunião geral no dia 8 de Janeiro de 2021,
sendo que esta não substituirá a reunião de socialização que ocorrerá no
final deste mês.
A reunião mediada pelo Prof. Wallace teve como
principal tópico de discussão os critérios a serem considerados na elaboração
de itens (questões), foi proposto também que os residentes refizessem seus
itens preparados anteriormente com base no que foi aprendido nesta reunião.
Antes de iniciar a discussão, porém, o professor abordou com os residentes
assuntos acerca da entrega dos relatórios, ressaltando a importância de enviar
os arquivos no formato PDF e lembrar de alterar tanto o mês de referência
quanto o ano no cabeçalho, já que estamos acabando de iniciar um novo ano.
Antes desta reunião, que como dito anteriormente
buscou apresentar e explicar os elementos que compõem um item, foi pedido aos
residentes no grupo do WhatsApp que pensassem em duas reflexões acerca das
questões elaboradas, sendo elas:
- Como elaborei minha questão?
- Que critérios foram
utilizados?
Após finalizar os avisos sobre a entrega dos
relatórios mensais, o professor pediu para que os alunos, escola por escola,
falassem então sobre suas respostas para estas duas questões, dando início às
discussões sobre o tema principal da reunião.
Como resposta à primeira pergunta, os residentes
citaram majoritariamente fontes como exercícios elaborados pessoalmente mas
baseados em livros didáticos na internet e principalmente no que foi citado nos
PETs, sendo que esta última fonte limitou a elaboração segundo alguns dos
residentes.
Em relação aos critérios utilizados, alguns dos
residentes que relataram suas experiências citaram que buscaram por formas de
utilizar contextualização, o que levou o professor a propor que os residentes
pensassem no que é considerado contextualização e se há diferentes formas de
contextualizar, o que foi explicado posteriormente na reunião. Uma residente
relatou a grande necessidade de criatividade para a elaboração de questões contextualizadas,
uma vez que já estamos acostumados a observar questões prontas. Foram
relatados diferentes exemplos de contextualização utilizados nos itens
elaborados, sendo eles sobre os temas de propriedades coligativas e a diferença
entre fenômenos físicos e químicos.
Alguns dos residentes relataram dificuldades
relacionadas ao tempo disponibilizado para elaborar as questões, o que fez com
que não pudessem se dedicar totalmente. Um residente relatou estar insatisfeito
com as questões que elaborou por este motivo, enquanto outra relatou que será
possível dedicar mais à elaboração agora que a proposta está mais clara.
Após anotar os principais tópicos citados pelos
residentes sobre seu processo de elaboração dos itens, o professor apresentou
brevemente a Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação
(Fundação CAEd), cujo objetivo principal é oferecer apoio especializado à
elaboração de elementos de avaliação em larga escala. O professor introduziu
então os principais elementos de um item, sendo eles o enunciado, suporte,
comando e alternativas (distratores e gabarito), como mostrado no esquema a
seguir, disponibilizado no slide 5 da apresentação da presente reunião:
Após apresentar a definição de cada um dos
elementos de um item/questão, foram mostrados aos residentes parâmetros para elaborar
questões com enunciados claros e alternativas livres de ambiguidades.
Apresentados tais parâmetros, o professor disponibilizou listas de critérios
para análise tanto do enunciado tanto das alternativas de itens preparados,
mostradas a seguir:
Além dos critérios gerais para a elaboração de
questões, faz-se necessário também avaliar o conteúdo a ser abordado. No caso
do estudo da química é necessário que, quando possível, um tópico inclua todos
os três conhecimentos específicos da química: O macroscópico, sendo focado na
fenomenologia dos eventos observáveis, o microscópico, usado para entender
fenômenos a níveis não diretamente observáveis por meio de conceitos teóricos e
o simbólico, que faz o uso de representações abstratas a fim de facilitar a
relação entre teoria e fenômeno.
Foram também citadas as três possíveis formas de
contextualização, sendo elas:
·
Exemplificação/Ilustração – A situação dada pode ser retirada do
enunciado, pois ela não influencia na resposta.
·
Situação hipotética – A situação dada não pode ser retirada
do enunciado, pois para que o estudante avaliado consiga responde-la é preciso
compreender o que foi colocado. Entretanto, a situação pode não ser real, e
sim, fictícia.
·
Contextualização – A situação dada não pode ser retirada
do enunciado, pois para que o estudante avaliado consiga responde-la é preciso
compreender o que foi colocado. Essa situação é real, podendo ser já
vivenciada pelo estudante avaliado.
Por fim, foi apresentada aos residentes a
taxonomia de Bloom revisitada; uma tabela utilizada a fim de categorizar níveis
de processos cognitivos e seus verbos associados, como mostrado a seguir:
O tópico principal da reunião foi então concluído com
a proposição de três questões para que os residentes pudessem questionar seus
itens a serem elaborados, sendo elas:
·
Em qual nível
cognitivo ele se enquadra?
·
Como aparece a
contextualização no seu item?
·
Ele atende quais
níveis do conhecimento químico?
A partir do que foi abordado nesta reunião é
proposto então que os residentes repensem futuramente seus itens previamente
elaborados e os analisem no processo, levando em consideração as três questões
acima e as descrições de cada um dos elementos de um item segundo a
classificação apresentada.
Uma ótima semana
a todos!
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