Oi Pessoal!
Reunião dia
12 de abril 2021
Na
reunião do dia 12 de abril de 2021 foram discutidas as principais percepções
dos residentes e da Professora sobre as primeiras aulas lecionadas na semana
anterior. Nesse sentido, alguns pontos importantes destacados foram, por
exemplo, como os alunos sentem falta do ambiente físico da escola e isso foi
percebido quando em uma das aulas dadas, foi usado o recurso de escrita manual
para resolução de exercícios o que chamou muito a atenção dos alunos ali
presentes, fazendo eles se interessarem um pouco mais pela aula do que quando
as equações e cálculos são apenas expostos em slides nas aulas, com tudo pronto
e demandando apenas uma explicação “pronta”.
Além
disso tanto a preceptora como nós residentes discutimos sobre a possibilidade
de mudar o roteiro das próximas aulas tentando dinamizar ainda mais o conteúdo,
explorando, por exemplo, recursos didáticos como imagens e vídeos que chamem
mais a atenção dos alunos e induzam a interação deles.
Por
fim, fizemos as divisões de atividades para esta semana tanto organizando o
calendário de aulas para cada aluno lecionar assim como dividindo as atividades
em relação aos formulários de questões que partem dos PETs, que devem ser
preparados e disponibilizados online para os alunos. Cada residente ficou ainda
responsável por uma semana de atividades integradoras, as quais também teremos
mais envolvimento no decorrer desse segundo módulo junto à preceptora.
Abaixo segue uma imagem da nossa turma de residentes. Finalizamos mais uma reunião com sorriso no rosto apesar de todos os desafios que a educação pública enfrenta (os quais também discutimos brevemente, já que interfere diretamente nas relações professor/aluno) principalmente agora nesse modelo remoto e que acabam desmotivando-nos de certa forma.
Vale
destacar, portanto, que apesar dos pesares e distâncias, essas trocas
energéticas virtuais são muito importantes para nós, pois são intensas, cheias
de cuidado e empatia.
Dia 14 de abril de 2021
Na quarta-feira à noite a residente Bianca deu uma
aula expositiva com slides, sobre Funções inorgânicas, para a turma de 2° EM
EJA. No restante da aula os alunos ficaram resolvendo as atividades da semana 4
do PET, onde a Bianca foi respondendo algumas perguntas e dúvidas que eles
tiveram.
Perguntamos aos alunos se eles tinham lido sobre
isso, e um deles falou que recebeu no grupo do Whatsapp do trabalho. Foi um
bate-papo bem legal com os alunos, que participaram bastante. Foi explicado
para eles porque esse notícia era falsa, por meio dos conceitos de química e
biologia.
Outra aula foi ministrada pelo residente João Paulo na turma do 1° EM EJA, sobre Leis Ponderais. Foi uma aula bem divertida, pois o João Paulo utilizou uma linguagem bem leve e próxima dos alunos; além de trazer memes e exemplos do cotidiano, como receita de bolo para falar da Lei de Conservação das Massas. No final ele resolveu alguns exemplos de atividades com os alunos.
Dia 15 de abril de 2021
Na quinta-feira
de manhã as residentes Natália e Mayra deram duas aulas para a turma de 2° EM
regular, sobre Funções Inorgânicas. Infelizmente, nenhum aluno apareceu na aula
online, deste modo as residentes gravaram a aula para que os alunos pudessem
assistir depois.
Na primeira aula a residente Natália falou sobre as diferenças entre funções orgânicas e inorgânicas e sobre ácidos e bases. Além da aula expositiva com slides, ela também ensinou, por meio de um vídeo, como o repolho roxo (um indicador de pH) pode ser usado em Chá Revelação.
Dia 16 de abril de 2021
Na
sexta-feira a aula do 3° EM EJA foi ministrada pela residente Gabryelle, que
abordou o assunto Eletroquímica. A Gaby trouxe slides bem divertidos e coloridos,
com vídeos e imagens de alguns personagens de tv, filmes e séries fazendo
perguntas sobre a matéria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário