Páginas

terça-feira, 27 de abril de 2021

Regência para os alunos do 1° Ano - Escola Estadual Dr. Garcia de Lima

 Boa noite, residentes!

Na manhã de hoje (27/04/21) preparamos uma aula de revisão sobre os conteúdos das semanas 3 e 4 do PET 1 a três turmas do primeiro ano da Escola Estadual Dr. Garcia de Lima. Durante as aulas foram abordados mais especificamente os temas ‘‘transformações químicas no dia a dia’’, ‘‘leis ponderais’’ e ‘‘balanceamento de equações químicas’’. O planejamento das aulas foi realizado em conjunto por nosso grupo, formado pela Ana Paula, Bárbara, Isabel, Thiago e pelo Rodrigo.

Para a revisão do tema ‘‘transformações químicas’’ foi apresentada pela residente Bárbara uma breve apresentação de slides definindo o conceito de matéria, misturas e transformações. Após a apresentação a residente acessou um quiz sobre transformações químicas, pedindo a ajuda dos residentes para a resolução de 5 das 10 questões presentes no quiz.

O segundo tema (leis ponderais) foi apresentado pela residente Isabel, que utilizou o simulador ‘‘Reagentes, Produtos e Excesso’’ presente na plataforma PhET Colorado para elucidação do conteúdo. A partir das relações entre a quantidade de reagentes e a quantidade de produtos no simulador, a residente explicou e exemplificou os princípios da conservação da massa de Lavoisier e das proporções constantes de Proust, usando para seus exemplos tanto moléculas quanto fatias de pão e pedaços de muçarela para a formação de sanduíches (!); uma das possibilidades do simulador.

O tema de balanceamento foi apresentado pelo residente Rodrigo por meio de uma breve apresentação de slides que buscou inicialmente relacionar o conteúdo das leis ponderais com o conceito do balanceamento, foram trazidos em seguida dois exemplos de balanceamento explicados de reações do dia a dia, que foram feitos passo a passo. Ao finalizar a apresentação de slides, o residente utilizou o simulador ‘‘Balanceamento de Equações Químicas’’, também disponível na PhET Colorado. Dentro do simulador, o residente balanceou as primeiras equações e em seguida mediou a resolução pelos alunos das equações finais no nível 1 do jogo de balanceamento presente no simulador.



Como foram observadas múltiplas dúvidas ao final da aula sobre o balanceamento de equações em todas as turmas, o professor Luciano apresentou outros casos neste mesmo simulador explicando mais a fundo o que significam os coeficientes e como as proporções podem ser mantidas assim como no princípio de Proust.

De forma geral houve certa participação dos alunos de todas as turmas e em nenhuma das turmas a participação se limitou a apenas um aluno, o que agradou aos residentes. Em algumas turmas os alunos mostraram-se mais confusos, chegando a comentar com os colegas pelo chat sobre a dificuldade de entender o conceito de balanceamento. Tentamos ao máximo tranquiliza-los pelo chat e ajudá-los com quaisquer dúvidas. Apesar das dúvidas, alguns dos alunos que disseram ter dificuldade relataram ao final da aula que finalmente entenderam os conceitos que foram abordados na aula e outros se comprometeram a continuarem se esforçando para aprender.

Nós consideramos essa uma experiência valiosa: aprendemos muito sobre a regência de aula, uma vez que esta foi a primeira regência para alguns de nós. De forma geral estamos satisfeitos com a participação dos alunos, os obstáculos que relatamos em uma posterior conversa estão mais relacionados à distância, uma vez que não é possível saber se os alunos entenderam o que está sendo dito ou convencê-los a expressar suas dúvidas em uma aula de revisão com tantos conteúdos sendo abordados em tão pouco tempo.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário