Na manhã de hoje (27/04/21)
preparamos uma aula de revisão sobre os conteúdos das semanas 3 e 4 do PET 1 a
três turmas do primeiro ano da Escola Estadual Dr. Garcia de Lima. Durante as
aulas foram abordados mais especificamente os temas ‘‘transformações químicas
no dia a dia’’, ‘‘leis ponderais’’ e ‘‘balanceamento de equações químicas’’. O
planejamento das aulas foi realizado em conjunto por nosso grupo, formado pela
Ana Paula, Bárbara, Isabel, Thiago e pelo Rodrigo.
Para a revisão do tema
‘‘transformações químicas’’ foi apresentada pela residente Bárbara uma breve
apresentação de slides definindo o conceito de matéria, misturas e
transformações. Após a apresentação a residente acessou um quiz sobre
transformações químicas, pedindo a ajuda dos residentes para a resolução de 5
das 10 questões presentes no quiz.
O segundo tema (leis ponderais) foi apresentado pela residente Isabel, que utilizou o simulador ‘‘Reagentes, Produtos e Excesso’’ presente na plataforma PhET Colorado para elucidação do conteúdo. A partir das relações entre a quantidade de reagentes e a quantidade de produtos no simulador, a residente explicou e exemplificou os princípios da conservação da massa de Lavoisier e das proporções constantes de Proust, usando para seus exemplos tanto moléculas quanto fatias de pão e pedaços de muçarela para a formação de sanduíches (!); uma das possibilidades do simulador.
O tema de balanceamento foi
apresentado pelo residente Rodrigo por meio de uma breve apresentação de slides
que buscou inicialmente relacionar o conteúdo das leis ponderais com o conceito
do balanceamento, foram trazidos em seguida dois exemplos de balanceamento
explicados de reações do dia a dia, que foram feitos passo a passo. Ao
finalizar a apresentação de slides, o residente utilizou o simulador
‘‘Balanceamento de Equações Químicas’’, também disponível na PhET Colorado.
Dentro do simulador, o residente balanceou as primeiras equações e em seguida
mediou a resolução pelos alunos das equações finais no nível 1 do jogo de
balanceamento presente no simulador.
Como foram observadas múltiplas
dúvidas ao final da aula sobre o balanceamento de equações em todas as turmas,
o professor Luciano apresentou outros casos neste mesmo simulador explicando
mais a fundo o que significam os coeficientes e como as proporções podem ser
mantidas assim como no princípio de Proust.
De forma geral houve certa
participação dos alunos de todas as turmas e em nenhuma das turmas a
participação se limitou a apenas um aluno, o que agradou aos residentes. Em
algumas turmas os alunos mostraram-se mais confusos, chegando a comentar com os
colegas pelo chat sobre a dificuldade de entender o conceito de balanceamento.
Tentamos ao máximo tranquiliza-los pelo chat e ajudá-los com quaisquer dúvidas.
Apesar das dúvidas, alguns dos alunos que disseram ter dificuldade relataram ao
final da aula que finalmente entenderam os conceitos que foram abordados na
aula e outros se comprometeram a continuarem se esforçando para aprender.
Nós consideramos essa uma
experiência valiosa: aprendemos muito sobre a regência de aula, uma vez que
esta foi a primeira regência para alguns de nós. De forma geral estamos
satisfeitos com a participação dos alunos, os obstáculos que relatamos em uma
posterior conversa estão mais relacionados à distância, uma vez que não é
possível saber se os alunos entenderam o que está sendo dito ou convencê-los a
expressar suas dúvidas em uma aula de revisão com tantos conteúdos sendo
abordados em tão pouco tempo.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário