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terça-feira, 3 de novembro de 2020

 Escola Estadual Governador Milton Campos

No dia 29 de outubro de 2020 realizou-se a última reunião 

virtual do mês de outubro, bem como finalizou-se o período de atualização do blog pelos integrantes Mayra Asevedo, Nathalia Rocha e Pedro OMR. Nessa reunião foram apresentados dois artigos científicos voltados para a área de educação abordando, de forma geral, o tema Tecnologia da Informação e Comunicação. 

O primeiro artigo abordado foi com o tema “Stop Motion no Ensino de Química” e por meio de dois vídeos e uma apresentação, Juliana e Bianca conseguiram abordar bem o tema. Foi feita uma discussão a respeitos de aspectos relacionados ao uso desses recursos dentro de sala de aula como proposta de inovação e uso da tecnologia para alunos do ensino médio.

Stop Motion é compreendido como uma técnica de animação que utiliza modelos reais (imagens e objetos) além de um computador, ou um simples smartphone. A continuidade do tema deu-se através de uma roda de diálogo, onde diversas impressões foram contempladas. Pode-se ilustrar a evolução da técnica atualmente chamada de ‘Storyboard’, bem como as vantagens e desvantagens para seu emprego.

 

Figura 1: imagem capa da apresentação elaborada

Apesar do artigo ser bem atual, a maioria do grupo se mostrou não tanto favorável à aplicação da metodologia em classe devido a algumas dificuldades que podem ser recorrentes no desenvolvimento de trabalhos desse tipo, como por exemplo a falta de recursos tecnológicos disponíveis para o aluno montar vídeos relacionados.

 Nesse sentido, conseguimos propor uma variação das atividades usando o estilo do stop motion mas que exigisse menos dos alunos, tal como a construção de vídeos semelhantes aos encontrados em sites do tipo “Descomplica” e “Me Salva”, que mostram os conteúdos de química mas apresentam uma fluidez que chama a atenção dos alunos.

Segue aqui disponíveis os links para acesso a um vídeo exemplo de aplicação do stop motion na educação e do artigo em questão

Stop motion: mudança de estado físico da água:

https://www.youtube.com/watch?v=SUOxiWbX2bk

Artigo:

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_1/04-EQM-26-19.pdf

    As discussões foram continuadas com a apresentação do artigo “Aplicativos para o ensino e aprendizagem de Química”, o qual propõe a reflexão sobre os principais aspectos que se atrelam à problemática. Foram pautadas inúmeras vantagens e desvantagens com o emprego do recurso tecnológico.

 

Figura 2: Capa do artigo em questão ( https://doi.org/10.22456/1679-1916.53497)

Continuou-se a abordagem do tema através da exposição individual para construção de um ponto de vista crítico. Foi possível ilustrar o emprego de APP através de três diferentes propostas de diferentes nacionalidades, além de uma alternativa legal, com ênfase a saúde do aluno.

            Dentre as críticas propostas para o tema, o grupo que apresentou o artigo delimitou algumas variando entre vantagens e desvantagens como mostrado na ilustração abaixo

Figura 3: Representação esquemática das vantagens e desvantagens do uso dos Apps no ensino de química

 

Logo finalizamos as discussões sobre os artigos com opiniões bem esclarecidas sobre os temas abordados e, de forma que isso irá possibilitar atuações profissionais futuras mais certeiras.

Obrigada por acompanhar as atualizações desse mês conosco,

Até a próxima!

Texto por Natália rocha, Mayra Resende e Pedro Ramos


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