Escola Estadual Governador Milton Campos
No dia 29 de outubro de 2020 realizou-se a última reunião
virtual do mês de outubro, bem como finalizou-se o período de atualização do blog pelos integrantes Mayra Asevedo, Nathalia Rocha e Pedro OMR. Nessa reunião foram apresentados dois artigos científicos voltados para a área de educação abordando, de forma geral, o tema Tecnologia da Informação e Comunicação.
O
primeiro artigo abordado foi com o tema “Stop Motion no Ensino de
Química” e por meio de dois vídeos e uma apresentação, Juliana e Bianca
conseguiram abordar bem o tema. Foi feita uma discussão a respeitos de aspectos
relacionados ao uso desses recursos dentro de sala de aula como proposta de
inovação e uso da tecnologia para alunos do ensino médio.
Stop
Motion
é compreendido como uma técnica de animação que utiliza modelos reais (imagens
e objetos) além de um computador, ou um simples smartphone. A
continuidade do tema deu-se através de uma roda de diálogo, onde diversas
impressões foram contempladas. Pode-se ilustrar a evolução da técnica
atualmente chamada de ‘Storyboard’,
bem como as vantagens e desvantagens para seu emprego.
Apesar
do artigo ser bem atual, a maioria do grupo se mostrou não tanto favorável à
aplicação da metodologia em classe devido a algumas dificuldades que podem ser
recorrentes no desenvolvimento de trabalhos desse tipo, como por exemplo a
falta de recursos tecnológicos disponíveis para o aluno montar vídeos
relacionados.
Nesse sentido, conseguimos propor uma variação
das atividades usando o estilo do stop motion mas que exigisse menos dos
alunos, tal como a construção de vídeos semelhantes aos encontrados em sites do
tipo “Descomplica” e “Me Salva”, que mostram os conteúdos de química mas
apresentam uma fluidez que chama a atenção dos alunos.
Segue
aqui disponíveis os links para acesso a um vídeo exemplo de aplicação do stop
motion na educação e do artigo em questão
Stop motion: mudança de estado físico da água:
https://www.youtube.com/watch?v=SUOxiWbX2bk
Artigo:
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc42_1/04-EQM-26-19.pdf
As discussões foram continuadas com a apresentação do artigo “Aplicativos para o ensino e aprendizagem de Química”, o qual propõe a reflexão sobre os principais aspectos que se atrelam à problemática. Foram pautadas inúmeras vantagens e desvantagens com o emprego do recurso tecnológico.
Continuou-se a abordagem do tema através
da exposição individual para construção de um ponto de vista crítico. Foi
possível ilustrar o emprego de APP através de três diferentes propostas de
diferentes nacionalidades, além de uma alternativa legal, com ênfase a saúde do
aluno.
Dentre as críticas propostas para o
tema, o grupo que apresentou o artigo delimitou algumas variando entre
vantagens e desvantagens como mostrado na ilustração abaixo
Logo finalizamos as discussões sobre os
artigos com opiniões bem esclarecidas sobre os temas abordados e, de forma que
isso irá possibilitar atuações profissionais futuras mais certeiras.
Obrigada por acompanhar as atualizações desse mês
conosco,
Até a próxima!
Texto por
Natália rocha, Mayra Resende e Pedro Ramos
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