Olá, queridos colegas.
Na nossa reunião do dia 22/11, tivemos como pauta os seguintes assuntos:
Elaboração do relatório mensal, anotações e carga horária;
Próxima Reunião geral com o Wallace, preceptores e residente;
Apresentação das análises dos PET volume 4 e 5, do Ensino médio.
Dando início as apresentações dos seminários, o grupo 1 fez a análise dos PET 4 e 5, do 1º ano EM. Esse grupo, que também é o nosso grupo, analisamos como os PET possuem uma falta de padronização, fato que a professora receptora concordou. Na nossa opinião, acreditamos que também dos outros grupos, as pessoas que elaboram os PET precisam manter os pontos positivos, como vídeos explicativos, por exemplo. E esses pontos positivos somem de alguns PET sem entendermos os motivos.
O segundo grupo analisou o PET do 2º ano, eles pontuaram que os PET trouxeram reflexões muito interessantes com assuntos importantes, porém possuía poucas imagens, apenas questões de vestibular, conteúdo abordado de forma rápida e superficial, e falta de interdisciplinaridade, esses pontos foram observados no PET volume 4. No volume 5, houve uma grande evolução, possuía indicação de vídeos, conceitos bem apresentados, e presença de imagens e exemplos. Para o plano de aula, propuseram uma aula sobre cinética química, no qual em primeiro momento houve a introdução do assunto seguida de um experimento investigativo.
O grupo 3, analisou o PET do 3º ano, e observaram os seguintes pontos positivos e negativos.
Positivos: Ótimos textos introdutórios; Melhoria no preparo e qualidade do material; Links, indicação de séries e filmes; conceitos bem esquematizados e contextualizados, aspectos históricos apresentados.
Negativos: Imagens borradas, ausência de fluxograma e ausência de padronização.
Como plano de aula propuseram uma aula sobre isomeria, na primeira aula foram realizados questionamentos e logo após explicado as diferenças e exemplificado os isômeros. Na segunda aula foi proposto um jogo, no qual a turma foi dividida, e de acordo com a aula remoto ou presencial, seria mostrado vário exemplos de isômeros, o aluno vai receber um cartão dizendo um tipo de isômero, e identificá-lo no quadro ou slide.
Para finalizarmos a reunião, discutimos a respeito da falta de padronização dos PET, é possível observar que esse pontos estão presentes em todos os volumes e séries, como também é possível ver a falta de imagens, ou até mesmo imagens pouco nítidas. A indicação de links, imagens demonstrativas e uma padronização são considerados pontos positivos, porém como explicar a sua presença em alguns PET e sua ausência em outros? É importante que as pessoas que elaboram os PET tenham um retorno dos pontos positivos e o que deve ser mantido, e o que não agrada muito os alunos, para que os PET mantenham uma evolução.
Por hoje é só, esperamos que tenham acompanhando e gostado das nossas postagens durante esse mês, um abraço a todos!
Fabiana Marques e Guilherme Nugas
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