Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Reunião entre preceptor e residentes - EE Dr. Garcia de Lima - 19/11/2020 (Apresentação do Pet 3 dos alunos do 1º e 2º ano)

 

 Iniciamos a reunião com o preceptor Luciano perguntando sobre a vida acadêmica de cada um e em seguida partimos para alguns lembretes da reunião antes que começassem as apresentações. Ele falou sobre o registo do relatório e também sobre algumas mudanças no cronograma de apresentações dos PETs, e sobre a reunião com todas as escolas e residentes que foi marcada para sexta feira dia 27 de novembro.


 

 Feito isso, a reunião iniciou com o residente Matheus Nogueira, que após complicações com o computador na semana das apresentações anteriores não pode apresentar, assim ele iniciou falando sobre propriedades coligativas, mais especificamente sobre Tonoscopia. Iniciou falando sobre o PET e sua reflexão e contextualização histórica, também disse que o PET 2 foi melhor que o 1, porém reclama de alguns questionamentos que o PET inicia no início, mas não retoma durante o assunto, também disse que ele fala sobre ‘’conservação com o uso de um sal’’ e isso seria mais sobre osmose e não sobre o tema em questão. Ponto positivo que achou nesse PET foi as analogias feitas e os exemplos com o cotidiano bastante usados, o material também propõe um experimento imaginário. Para complementá-lo, ele montou um material de apoio, desenhando o experimento e montando áudios de 3 a 4 min explicando-o, e também introduzindo a matéria. Sentiu muita falta de gráficos, por isso explicou um pouco sobre eles também, já que nos exercícios cobrava eles.

 Após esse apresentou, Matheus deu continuidade com o PET 3 que seria o PET da nossa semana. Iniciou falando sobre a semana 1, mais precisamente sobre o assunto ‘’modelo atômico de Dalton’’. Achou muito similar ao Pet anterior, porém já começou achando que o PET exagerou um pouco. Ele iniciou falando sobre o uso de ultravioleta no combate ao corona, apesar de ser um assunto atual, não tem nada a ver com o PET, poderia até colocá-lo se o PET retomasse o assunto durante a semana em questão. Teve bastante conteúdo segundo ele, porém não foi o suficiente para resolver os exercícios, e como material complementar propôs a leitura de um artigo, o contexto histórico, biografia e motivações de Dalton e também os trabalhos que ele teve envolvido, para só então falar sobre seu modelo. Tambem disse que citaria Thomson e explicaria as falhas do seu modelo, pra finalizar, deixou um link com todos os modelos para os alunos.

 Dando continuidade, Camila Peixoto falou sobre o PET dos alunos do 1º ano volume 3, “Modelo atômico de Thomson”. Disse que o Pet começa com imagens de raios catódicos, mas não explica, e ela mudaria isso com os alunos. Achou o PET bem mais explicativo, com mais textos e mais imagens, trouxe até um experimento, que era bem simples, e dava para o professor fazer em sala de aula ou até mesmo deixar os alunos fazerem. Achou também as atividades coerentes, porém ela acrescentaria o assunto ‘’natureza elétrica da matéria’’. Como material complementar ela começaria falando sobre o conceito do raio-x para introduzir a matéria e a partir disso apresentar conceitos históricos, os raios catódicos e suas propriedades e só assim apresentaria o então modelo de Thomson. E para finalizar ela daria um jogo de quebra cabeça para os alunos, também disse que utilizaria 2 horas de aula.

 Isabel Quintiliano falou sobre “Modelo atômico de Bohr”, gostou de forma geral e usando a hipermídia ela explicaria esse assunto, em toda apresentação ela colocou uma introdução, por exemplo, em ondas eletromagnéticas, colocou algumas ligações, tipos de ondas, etc. Propôs uma cruzadinha como jogo para os alunos e também disse que falaria sobre fenômenos do dia a dia para explicar melhor. Gostou bastante dos exercícios, e disse que tava de acordo com o que o PET explicava.

 Mariana Monteiro falou um pouco sobre “Entalpia”. Começou falando sobre o PET e como ele abordou esse assunto de início dando um texto sobre medir a temperatura e se é eficaz contra o corona vírus, um tema da atualidade.  Ela iniciou o material complementar falando sobre o conceito de calor e o foco era os processos exotérmicos e endotérmicos, e também os gráficos, pois cai muito em vestibular. Finalizou com a resolução de todas as atividades do PET. Também acrescentou alguns vídeos pequenos com explicações e também um jogo de ludo químico, onde o objetivo era, se você ganhasse, ganhava energia e o mesmo se perdesse.

 Stéfane Meireles falou sobre “Medidas da quantidade de matéria”, era um assunto que não tinha muito o que falar, pois se tratava apenas de unidades de medidas. Achou os exercícios bem coerentes com a matéria explicada e complementou com um vídeo no youtube com alguns exercícios e explicações.

Jéssica Silva montou um slide mais teórico e seu assunto era “Entalpia de combustão”, deu o exemplo da caneca mágica, que muda de cor quando acrescenta um líquido quente e volta a cor normal quando acrescenta um líquido frio. Propôs 2 experimentos bem simples para fixar a matéria para os alunos e também 2 jogos, um de forca e um do milhão, ambos online.

 Ao final da reunião o professor retomou os assuntos iniciais e em seguida finalizou.

                                  Espero que tenham gostado, Mariana Umbelino e Stéfane Meireles ;) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário